CURSO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTOR DE TECC E TCCC
O CURSO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTOR DE TECC e TCCC, será ministrado por instrutores credenciados pela FUNDACIÓN ENFERMEROS MILITARES do CENTRO INTERNACIONAL DE MEDICINA TÁTICA DA COLÔMBIA. Nossos instrutores têm experiência militar, vivência em terreno hostil aberto, tais como: HAITI, TIMOR-LESTE, UCRÂNIA E URBANO (Complexo do Alemão, RJ), com base em medicina de combate e norteado pelo padrão de qualidade que seguem rigorosamente as diretrizes dos protocolos mundialmente reconhecidos como o Committee on Tactical Combat Casualty Care (Co-TCCC) e o Committee for Tactical Emergency Casualty Care (C-TECC), na esfera extra-hospitalar em situações de combate urbano, ou campo de batalha, com emprego de técnicas e táticas especiais.
Contextualização:
O Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APH-Tático) é uma área especializada de serviços médicos de emergência. Seu objetivo principal é fornecer atendimento médico em ambientes táticos para ajudar a salvar vidas, minimizando os danos a vítima, dos ferimentos, invalidez permanente e doença entre operadores táticos, civis e suspeitos, e dessa forma, reduzindo a probabilidade de morte. E assim, possibilitar que a equipe cumpra a missão emanter o moral elevado. Além disso, os provedores habilitados podem treinar outros profissionais para tratarem a si próprios e a outros, uma capacidade valiosa se o pessoal médico não estiver imediatamente disponível.
Grande parte dos cuidados médicos administrados por médicos, enfermeiros, profissionais militares ou civis treinados é baseado em protocolos locais ou regionais e uma série de currículos médicos táticos, incluindo o APH-Tático do Ministério da Justiça e Segurança Pública, norteado pelo padrão de qualidade que seguem rigorosamente as diretrizes dos protocolos mundialmente reconhecidos como o TCCC e TECC. Desta forma, se busca capacitar os agentes da segurança pública e privada, bem como os profissionais da área da saúde e demais interessados no tema, a prestarem os primeiros cuidados na esfera extra-hospitalar em situações de combate urbano ou campo de batalha, com emprego de técnicas e táticas especiais.
Os objetivos principais desses protocolos é tratar a vítima, prevenir outras vítimas e completar a missão. O currículo do TCCC e TECC, aborda o controle rápido da hemorragia, incluindo a aplicação precoce do torniquete, gerenciamento das vias aéreas, ressuscitação com fluidos, analgesia de campo, administração de antibióticos e prevenção da hipotermia.
Por isso quando ouvir algo sobre os cursos de “APH-Tático” ministrados em muitos locais e sem critérios, lembre se que existem protocolos a serem seguidos e profissionais habilitados para tal função, inclusive ministrar treinamento de forma direcionada e objetiva.
Entre as fases de atendimento do TCCC e TECC, principalmente a FASE DE CUIDADO SOB FOGO, muitas vezes difícil para profissionais de saúde civis por não terem certos conhecimentos táticos e treinamento, se torna um ponto de inflexão entre o SUCESSO ou o FRACASSO do Atendimento Pré-Hospitalar. Por isso, não basta apenas às experiências em saúde. É imperativo que todos os provedores de TCCC e TECC desenvolvam e mantenham, no mínimo, proficiência em certas habilidades fundamentais de um combatente antes do desdobramento tático. Habilidades táticas básicas de combate incluem quatro componentes fundamentais: tiro, movimento, comunicação e sobrevivência. É importante: (1) compreender como pequenas unidades (esquadrões, pelotões e empresas) operam em combate; (2) saber como empregar cobertura e ocultação ao se mover taticamente (tanto em veículos quanto a pé); (3) possuir tiro básico de arma de fogo culminando em verdadeira proficiência com a arma principal e familiaridade com outras armas usadas por uma unidade ou organização; e (4) ter um conhecimento prático de como localizar e usar o rádio da unidade e outros sistemas de comunicação disponíveis. O provedor de TCCC ou TECC não deve presumir as habilidades acima mencionadas serão fornecidas por uma unidade de ganho. Em vez disso, deve-se buscar treinamento ativamente e orientação nessas tarefas essenciais antes e durante a implantação.
Portanto, capacitar ou ministrar um curso de “APH-Tático” não é tão simples e exige certas habilidades e conhecimentos que certamente no momento real de uma ação irá fazer a diferença. Sendo assim, venha ter contato com todas estas prerrogativas e muito mais...
O CURSO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTOR DE TECC e TCCC será ministrado em Porto Alegre, em nosso Campo de Treinamento (Centro de Treinamento de Técnicas e Táticas Especiais - CTTE), de 23 a 25 de Maio de 2025. Ao final os alunos aprovados receberão a Certificação de INSTRUTOR de TECC E TCCC.
Carga horária de 36h/a. Haverá, também instrução noturna, no segundo dia.
AS INSCRIÇÕES DEVEM SER REALIZADAS ATÉ DIA 13/05/25
INSTRUTORES:
JOÃO PAULO HAWREILOUCK CAVALHEIRO – (Cavalheiro)
- Instrutor do CTTE – Brasil.
- Instrutor Fundación Enfermeros Militares Colômbia.
- Enfermeiro Militar Veterano do Exército Brasileiro em Missões Internacionais pela ONU - Especialista em Desastres e Catástrofes
- Pós-Graduado em Enfermagem Aeroespacial e Urgência e Emergência.
- Instrutor Nível 08 pela American Safity Health Institute ID: 2300646.
- Instrutor Stop The Bleed - Colégio Americano de Cirurgiões ID: 27516.
- Course to Milob-United Nations Military Observers (observador militar das nações unidas).
- Course to Unpop-United Nations Police (Policia das nações unidas em operações de paz) Course to Acciòn de Minas-ONU (Desarmador de minas terrestres).
- Curso del Mantenimiento de paz y Resolución de Conflictos Internacionales ONU (Manutenção e resolução de conflitos internacionais).
- Course to Customer Service Disasters and Catastrophes ONU - Haiti (Atendimento em desastres e catástrofes).
- Course to Nurse in Medical Emergency / War Medicine. (Enfermeiro em emergências médicas / medicina de guerra).
- Membro e Instrutor da FUNDACIÓN ENFERMEROS MILITARES COLÔMBIA com Formação de Instrutor em TCCC (Tactical Combat Casualty Care) e TECC (Tactical Emergency Casualty Care) pelo Centro Internacional de Medicina Tática da Colômbia, em Bogotá.
- Atualmente é Enfermeiro Militar do Hospital da Brigada Militar de Porto Alegre – 1º Tenente Enfermeiro.
ADAMIR NIVALDO ANGHINONI JÚNIOR - (Trauma)
- Instrutor de TCCC (Tactical Combat Casualty Care) e TECC (Tactical Emergency Casualty Care) com atuação como Médico de Combate na guerra da Ucrânia/2023, no 2° Batalhão de Assalto da 2° Legião Internacional de Defesa da Ucrânia.
- Instrutor pela FUNDACIÓN ENFERMEROS MILITARES COLÔMBIA com Formação de Instrutor em TCCC e TECC pelo Centro Internacional de Medicina Tática da Colômbia, em Bogotá.
- Profissional de Atendimento Pré-Hospitalar/SAMU (13 anos).
- Curso na TTOPA e pela Police Dallas - SWAT e Academia da 7° Região Sheriff SRT (SPECIAL RESPONSE TEAM) de El Passo Texas.
- instrutor do SAMU pelo NEP.
- Instrutor do GMAU.
- Instrutor de Armamento e Tiro/Tiro Desportivo.
- Instrutor e Embaixador Stop the Bleed ID 80858.
JOSÉ EVANDRO SARAIVA PEREIRA
- Instrutor do CTTE – Brasil.
- Instrutor de TCCC (Tactical Combat Casualty Care) e TECC (Tactical Emergency Casualty Care) com atuação como Paramédico de Combate na guerra da Ucrânia/2023, no 2° Batalhão de Assalto da 2° Legião Internacional de Defesa da Ucrânia
- Instrutor pela FUNDACIÓN ENFERMEROS MILITARES COLÔMBIA com Formação de Instrutor em TCCC e TECC pelo Centro Internacional de Medicina Tática da Colômbia, em Bogotá.
- Instrutor de Controle de Hemorragias pelo IBRAPH.
- Instrutor STOP THE BLEED ID 101679.
GABRIEL COIMBRA - (RALF)
- Comandante de Inteligência de uma unidade na Ucrânia/2024 e Subcomandante da Companhia Charlie no 2° Batalhão de Assalto da 2° Legião Internacional de Defesa da Ucrânia/2023. Sua patente militar na Ucrânia foi de Sargento de Infantaria do Exército Ucraniano.
- Atuou como Comandante de Assalto da 3º Companhia da 66º Brigada Mecanizada e desempenhou as seguintes funções:
- Comandante de grupo de inteligência;
- Comandante de assalto;
- Instrutor de combate;
- Instrutor de ações de reconhecimento e sabotagem;
- Instrutor de armamento, tiro e munição no Exército Ucraniano.
- Foi Legionário da Legião Estrangeira Francesa. No Brasil, foi soldado da Força Aérea Brasileiro e Policial Militar do Estado de São Paulo.
- É fluente nos idiomas: inglês e francês.
IVAN QUEIROZ KRUGER - (AQUAMAN)
- Comandante da Companhia Charlie, na guerra da Ucrânia, no 2° Batalhão de Assalto da 2° Legião Internacional de Defesa da Ucrânia/2023. Sua formação foi como Oficial de Infantaria do Exército Brasileiro.
- Agraciado com a medalha “Bravura em Combate”, assinada pelo Presidente Ucraniano Volodymyr Zelensky.
- Agraciado com a medalha “Cruz de Honra”, pelo Exército Ucraniano.
- Agraciado com a medalha “Correia Lima”, pelo Exército Brasileiro.
- Formado no Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva em 2007, tendo sido 1º colocado da turma.
- Promoção ao Posto de 1º Tenente de Infantaria em 2011.
- Serviu no 38º Batalhão de Infantaria em Vila Velha, Espírito Santo, de 2007 a 2008;
- Serviu no Comando de Fronteira Solimões no 8º Batalhão de Infantaria de Selva em Tabatinga, Amazonas, de 2008 a 2015.
- Desempenhou as seguintes funções no Exército Brasileiro:
- Comandante de Pelotão Especial de Fronteira em unidades isoladas dentro da selva em linhas fronteiriças;
- Subcomandante de Companhia Especial de Fronteira;
- Instrutor do Curso de Formação de Cabos do Exército Brasileiro;
- Instrutor do Estágio de Adaptação à vida na Selva em 2009;
- instrutor de armamento, munição e tiro do Exército Brasileiro.
- Agente Penitenciário da Secretária de Justiça do Espírito Santo.
- Comandante de Companhia de Combate na Guerra na Ucrânia.
- Formado em Segurança Pública.
- Pós-Graduado em Segurança Pública.
- Professor em curso de Pós-Graduação na Instituição Doutrina Policial.
DIEGO AUGUSTO REBONATTO - SPIRIT
- Instrutor de TCCC e TECC, com atuação como Médico de Combate na Guerra da Ucrânia, no 2° Batalhão de Assalto da 2° Legião Internacional de Defesa da Ucrânia.
- Militar do Exército Brasileiro 2004 a 2010 - Paramédico.
- Enfermeiro de cuidados intensivos (UTI) desde 2010 - Graduado pela Universidade Paranaense.
- Pós graduação em Docência pela Escola de Enfermagem da USP/Fio Cruz.
- Médico de Combate da Legião Internacional em Defesa da Ucrânia por 11 meses.
- Medalha Honra e Glória sob a Inscrição nº 644882, concedida pela Ministério da Defesa da Ucrânia.
- Medalha de Veterano de Guerra sob a Inscrição nº 7181, concedida pelo Ministério da Defesa da Ucrânia.
- Medalha de Praça Distinta (2004) concedida pelo Exército Brasileiro.
- Instrutor Stop The Bleed.
- Instrutor TCCC.